Dicas para reduzir o consumo de plástico

 In Vida do Condomínio

Mais de 400 milhões de toneladas de plásticos são produzidos por ano. É preciso agir e para isso deixamos algumas dicas para si e para partilhar com os seus vizinhos. Será que vamos conseguir ter condomínios ecológicos?

1 – Substituir os sacos de plástico descartáveis
A taxa sobre os sacos no supermercado ajudou, mas não resolveu o problema. Os sacos de pano, de serapilheira ou mesmo feitos com materiais reciclagens são boas opções, até porque alguns são fáceis de dobrar e colocar na mala.

2 – Trocar garrafas de plástico por reutilizáveis
A água canalizada em Portugal é de qualidade e existem também filtros no mercado para quem não gosta de água diretamente do cano. Trocar a garrafa habitual pelas garrafas reutilizáveis, existem de vidro, de metal reutilizáveis para transportar consigo é fácil. E para beber café no trabalho, usar chávena de louça, em vez do copo descartável.

3 – Dizer ‘não’ às palhinhas
Palhinhas, cotonetes, talheres de plástico, suportes de balões. Estes produtos representam 70% dos resíduos marítimos na União Europeia. Recuse as palhinhas nas bebidas em espaços comerciais. E se não dispensa, há alternativas em aço inoxidável que podem ser lavadas e utilizadas vezes sem conta.

4 – Comprar a granel
Lembra-se das mercearias onde se comprava feijão e arroz ao quilo? Elas estão de volta, um pouco por todo o país. A compra a granel é uma boa alternativa para evitar embalagens de plástico e comprar exatamente a quantidade que se precisa. Já vários supermercados adotaram esta iniciativa!

5 – Sempre que necessário usar embalagens, escolher de papel ou de vidro
Na padaria, pedir o pão em saco de papel ou pode levar o velhinho saco de pano; dispensar o saco de plástico para transportar a fruta; preferir a alface que não vem embalada; guardar cereais em frascos.

6 – Escolher alternativas produtos descartáveis
Há cada vez mais produtos alternativos, desde escovas de dentes e cotonetes em bambu, a discos de limpeza facial em algodão.

Start typing and press Enter to search